quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Férias (8) La Reina Sofia

Visita ao Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia. Vimos o museu de ponta a ponta, com a exposição permanente e as temporárias: ‘Iceberg tropical’, uma antologia do Luís Gordillo (1959-2007), ‘Alterations’ de Amy Cutler (com os seus desenhos e instalação obsessivo-feministas,‘Não me digas nada’ de Carlos Pazos (este homem tem que se tratar...), Le Corbusier (Heidi Weber Museum and Collection) – cá para mim a cabrita da suiça aproveitou-se do velhote....


Desta exposição retive dois aspectos muito interessantes: a medida standard Modulor (2,26m) que serviu de base aos lados dos quadrados em chapa de ferro em L de 3 mm com que se constituíram os cubos elementares do espaço de arte – museu de Zurique, e o conceito de arte como um todo, expressa na pintura, na arquitectura e na construção de poesia que era central à postura de Le Corbusier.

De Carlos Pazos fica para mim uma citação interessante: “The memory is what you have lost – the souvenir is what you have” Eu sou um tipo de souvenirs…e tenho uma relação complicada com o tempo, de modo que esta visão ajuda a explicar muito de mim e até deste blog.

Na exposição permanente, muita coisa marcante e famosa: A Mulher de azul e a Guernica do Picasso – é grande e monocromática (interessante como a partir dos esboços de preparação se percebe muito melhor os diversos componentes e o seu significado); El gran masturbador e inúmeras outras obras de várias fases do Salvador Dali. Uma obra fabulosa de Olga Sacharoff passada numa feira – em que todas as pessoas têm a mesma face.


Manuel Valdés – Libros II, 1995, uma escultura (?) fabulosa de madeira. An Accident (1925?), do Alfonso Ponce de Léon e um retrato em tons de violeta com uma condessa em 1912/13 de que não tomei nota do nome e agora não dou com ele...

Compras na livraria do museu – fabuloso centro de recursos de apoio ao estudo da arte. Comprei um Hodgkin notebook. O problema é arranjar conteúdo significativo para estes livrinhos de apontamentos.

Almoço no Burger King – a digestão durou o resto do dia e da noite. Lá fizémos a vontade aos putos e fomos até ao Xanandu. Vida de shopping... aspectos positivos: os scheckers que comprei em slado em Cardiff custavam lá 85€ e os capuccino que tomei no Starbucks. Aspecto negativo: o jogo para o João eduardo comprado no Game e o dossier/estojo para a Miana no Billabong.





Sem comentários: