quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Soluções para um sistema de portfólios digitais

Esta é sem dúvida uma solução complexa, sobretudo quando associado a um desafio da escala (necessidade de suportar muitos utilizadores). Neste texto vou tecer algumas considerações (pessoais) sobre esta questão, partilhando desta forma a experiência que tenho vindo a acumular sobretudo pelas actividades no âmbito do projecto europeu DigiFólio de que faço parte da equipa de coordenação. Apontamos para sistemas online de suporte a portfólios, basicamente acessíveis através da web, e maioritariamente sem a necessidade de mais do que um browser (se bem que por vezes a utilização de um software cliente que permita a edição offline possa constituir uma forte vantagem). Estes sistemas apresentam interfaces únicos para as suas diveras funcionalidades (isto é, não é preciso correr uma aplicação para participar em discussões em fóruns e outra para editar textos e outra para transferir documentos...).

Software de suporte à construção de portfólios digitais com que eu interagi:

Blackboard - tive a oportunida de trabalhar com ele no decurso da formação que promovemos no âmbito do projecto europeu digifolio. Ainda devo ter uma área pessoal no sistema da Universidade de Louvaina... mas infelizmente com pouca coisa lá dentro :-). O módulo de portfólios é parte de um sistema robusto (aguenta sem problema muitos milhares de utilizadores) que dá suporte à publicação e à partilha selectiva de ficheiros numa estrutura de directórios pessoais e que permite a criação de documentos com hiperligações para esses documentos e a associação de discussões a esses mesmos documentos e ficheiros. No final, o portfólio pode ser exportado em HTML e tornado público. É comercial e caro.

Fronter - é muito utilizado na Holanda e foi o pacote escolhido pelas escolas de Londres para o suporte à implementação dos portfólios digitais neste ano lectivo que começa. É bastante intuitivo (mas pareceu-me menos que o Blackbord) e apresenta essencialmente a mesma filosofia de operação. Mas é comercial e não creio que seja barato.

OSP - (opensource portfolio) é um sistema servidor que poderia servir de suporte ao que se pretende, uma vez que é centrado no utilizador (e não no processo - escola, curso ou disciplina, pelo que os portfólios são 'portáveis'). Fornece apoio à interacção entre os professores e os alunos, permite vários níveis de privacidade ou publicação... Parece-me muito completo pela documentação que me dei ao trabalho de ler. Necessita de Java para correr :-(. É opensource, como o seu próprio nomde indica.

Mahara - Ferramenta opensource que está a ser desenvolvida com apoio do estado neozelandês e que é nativamente um software social de apoio à construção de portfólios. Utiliza o mySQL, o PHP e o Apache. (http://www.mahara.org)

Elgg - é um sistema diferente, porque é um software social, ou seja, é centrado no utilizador, suporta interações entre utilizadores e só como 'subproduto' é que permite ser utilizado como infraestrutura de suporte a eportfólios - só que na minha opinião faz isso de uma forma particularmente brilhante, associando um conjunto particularmente poderoso de ferramentas de interacção, de edição e de arquivo e metaclassificação de dados (que até lhe permitem ser utilizado como um repositório, como já tentei explicar noutra ocasião). Essas ferramentas são:
(a) fóruns;
(b)blogs;
(c) presentations (un editor de hipertextos que permitem relacionar todos os outros elementos - participações de fóruns, posts de blogs, ficheiros transferidos, URL's de páginas da web);
(d) repositório de ficheiros e
(e) etiquetas para indexar todos estes objectos (e assim permitir que eles sejam buscados pela ferramenta de pesquisa e recuperados).

Tudo isto com diversos níveis de acesso que suportam a privacidade individual, do grupo ou a publicação aberta dos materiais. Como vantagem adicional, existe disponível para o Elgg um módulo que apresenta a possibilidade de ficar ligado ao Moodle permitindo uma autenticação única (ou quase, pois estabelece uma ligação entre a autenticação do moodle e a dele...)

Ora esta solução mista de um blog e um repositório de ficheiros para suporte a um sistema de portfólios electrónicos é definitivamente uma equipa ganhadora. Porque os blogues constituem editores muito simples e eficientes, dando suporte a (re)edições simples da informação e a comentários dos leitores, enquanto os repositórios servem para armazenar as evidências.

Estranhamente os sistemas de blogues não oferecem habitualmente suporte a esta característica, mas é hoje comum a possibilidade de armazenar ficheiros online através da utilização de interfaces web.

A Microsoft tem uma inicitiva opensource em que desenvolveu uma ferramenta interessante para edição offline de blogs - o Windows Live Writer. Esta aplicação permite o desenvolvimento de plugins por terceiros e um dos que apareceu primeiro e que está disponível é uma que permite - de dentro da mesma interface - a subscrição e a gestão de um daqueles sistemas de armazenamento online de ficheiros (neste caso o Box.Net que dá 1GB gratuito) e a possibilidade de integração automática de hiperligações a esses ficheiros em entradas do blog que se esteja a editar. Esta tendência - que permite a construção de um portfólio digital com base em QUALQUER sistema de blogs - foi tb seguida pelo Facebook, que também permitiu a integração de um plugin para o mesmo serviço. Com esta nova característica, o Facebook quase que se torna em algo equivalente ao Elgg...

Sem comentários: