sábado, 10 de janeiro de 2009

O Discurso...

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Senhor Professor Fernando Seara,

Sr. Presidente da Associação Portuguesa de Imprensa,

Senhor Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações das bodas de diamante do Jornal de Sintra, Dr. Hermínio Santos,

Senhora presidente do conselho de administração da Tipografia Medina, SA, Dr.ª Idalina Grácio

Senhor director do Jornal de Sintra, Doutor Jorge Telles de Menezes.

Senhores Vereadores, Senhores Presidentes de Juntas de Freguesia,

Senhores Professores,

Restantes convidados e participantes desta sessão solene

Vou fazer uma curta intervenção o que não pode constituir uma surpresa porque quem me conhece sabe que sou mais um homem de acções do que de palavras.

É com muita alegria que a minha primeira participação pública como Presidente da Direcção da APS está associada à comemoração das bodas de diamante deste importante marco cultural do Concelho que eu adoptei como meu no início da minha carreira profissional há 30 anos atrás.

A Associação de Professores de Sintra é uma entidade que visa promover em todas as suas dimensões o desenvolvimento profissional dos seus associados – professores e educadores que vivem ou desenvolvem a sua actividade profissional neste Concelho.

As suas duas décadas de vida, a vibrante actividade formativa do seu Centro de Formação, a participação activa em projectos Nacionais e Internacionais – incluindo a única Coordenação portuguesa de um projecto Comenius 2.1 entre 2005 e 2008 - a sua acção editorial de obras culturais e da área educacional e o seu milhar e meio de associados falam por si.

O Jornal de Sintra tem constituído nestes três quartos de século um importante meio de afirmação e de disseminação da identidade cultural de uma zona rica e multifacetada que muito necessita de instrumentos deste tipo dada a sua proximidade à capital e os riscos de descaracterização cultural a isso associados – as minhas saudações ao Jornal de Sintra na comemoração do seu septuagésimo quinto aniversário.

Outro facto que contribui para esta minha alegria é o de um dos meus colegas e amigos de trabalho na Escola Secundária de Sintra ser o neto do fundador do Jornal de Sintra – as minhas saudações também para ele, na comemoração desta efeméride.

Assim, a Associação de Professores de Sintra associou-se à comemoração desta efeméride através da edição e publicação de uma brochura dedicada às múltiplas visões de Sintra, do Jornal de Sintra e do seu Fundador - Medina Júnior – encerradas nas poesias que foram publicadas desde os primeiros números deste Jornal

Gostaria de presentear cada um dos membros da mesa assim como todos os presentes que se quiseram associar a esta efeméride com um exemplar das Memórias poética de Sintra, edição da Associação de Professores de Sintra por ocasião das comemorações das bodas de diamantes do jornal de Sintra.

Muito Obrigado e bem hajam.
------------------------------------------
http://www.facebook.com/album.php?aid=70938&l=e3277&id=690511204

1 comentário:

Nocas disse...

Muito bem! aliás só podia :-)