terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Modalidades de utilização do chat

Considero o chat uma ferramenta para utilização não no núcleo fundamental duma aprendizagem, mas como ferramenta de apoio às actividades, seja como desbloqueadora (é mais simples para conversar com um reduzido grupo de alunos/formandos e ter aquela conversa de proximidade para sanar problemas ou bloqueios que se tenham detectado; ou para tirar aquela dúvida que está a impedir que se perceba um assunto ou para esclarecer rapidamente o que s epretende naquele documento ou proposta de trabalho).

Tenho-a utilizado também na relação directa dos alunos com a fonte da informação - em chats com cientistas ou escritores, por exemplo. Já o utilizei para jogos de role playing, em que um grupo desempenha o papel de um cientista ou uma personagem histórica ou um decisor, enquanto os restantes alunos questionam ou entrevistam esse grupo (é melhor eles estarem em grupo porque a tarefa deles é mais exigente).

Em todas estas últimas utilizações que referi, o chat constitui apenas parte do trabalho, existindo uma importante fase de investigação que o precede, e uma fase de tratamento da informação que o sucede.

Sem comentários: