sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Um portfólio reflexivo de formação envolve os seguintes passos:

a) uma apresentação pessoal por parte dos meninos (nesta apresentação os meninos devem explicitar para além de informação quais é que são os seus objectivos de aprendizagem formulados no domínio das competências... se bem que não necessariamente utilizando aquele palavreado técnico que só os professores dominam... mas algo do género do que dá pelo nome de um PDP - Personal Development Plan ou contrato pedagógico),

b) a publicação por parte dos meninos de evidências (ou artefactos) que são ficheiros com os trabalhos realizados, qualquer que seja a natureza dos mesmos - sejam ficheiros do word ou apresentações powerpoint ou fotografias ou filmes....

c) o comentário dos mesmos trabalhos por parte dos colegas e dos professores que será feito na zona de comentários do blog e,

d) um conjunto de reflexões periódicas sobre o progressos na prossecução dos objectivos enunciados no primeiro ponto.

O que me parece é que vocês podem desenvolver fichas que permitam guiar os alunos neste processo (portanto muito pouco complicadas, para descodificar estas questões para eles perceberem...) e fichas avaliativas para os professores que depois vão ter que avaliar os portfólios. Estas fichas deverão ser do conhecimento dos alunos,.

Sem comentários: