quarta-feira, 18 de janeiro de 2006

A Maria merece... e nós?

- Mensagem envida ao Primeiro Ministro através do Portal do Governo:

Exmo. Sr.

Sou professor (e funcionário público) e por isso estive vários anos sem aumento de ordenado (até receber agora um aumento de cerca de 20% daquilo que já perdi para a inflacção nestes últimos anos) e tenho a progressão na carreira congelada até ao final deste ano.

Gostaria que me explicasse a notícia que recebi à luz dos sacrifícios que tenho estado a fazer juntamente com muitos portugueses. Nomeadamente, assinei o meu contrato profissional com os representantes de um governo tão legal e representativo dos portugueses quanto o actual, e muitos anos antes da decisão bloqueadora do meu progresso profissional tomada pela ministra da tutela - como se refere que é o caso da jornalista.

Sinceramente, acho que mereço uma explicação - e espero recebê-la do senhor, uma vez que a democracia representativa em que vivemos não considera a minha representação por parte de ninguém específico (como é o caso da democracia onde se encontra a embaixada onde a jornalista da notícia vai passar a exercer funções)... e toda a gente sabe que quando a responsabilidade é de todos, rapidamente se torna de ninguém.

Com os melhores cumprimentos

------------------------------------

Estranhamente apenas recebi um pdf muito bonito a dizer que a mensagem tinha sido recebida. Não recebi mais nenhuma resposta.

------------------------------------
Mensagem original:

A MARIA MERECE. . . é este o país e governo que temos...!!!


"De acordo com O Correio da Manhã, Maria Monteiro, filha do antigo ministro António Monteiro e que actualmente ocupa o cargo de adjunta do porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros vai para a embaixada portuguesa em Londres. Para que a mudança fosse possível, José Sócrates e o ministro das Finanças descongelaram a título excepcional uma contratação de pessoal especializado. Contactado pelo jornal, o porta-voz Carneiro Jacinto explicou que a contratação de Maria Monteiro já tinha sido decidida antes do anúncio da redução para metade dos conselheiros e adidos das embaixadas. As medidas de contenção avançadas pelo actual governo, nomeadamente o congelamento das progressões na função pública, começam a dar frutos. Os sacrifícios pedidos aos portugueses permitem assegurar a carreira desta jovem de 28 anos que, apesar da idade, já conseguiu, por mérito próprio e com uma carreira construída a pulso, atingir um nível de rendimento mensal superior a 9000 euros. É desta forma que se cala a boca a muita gente que não acredita nas potencialidades do nosso país, os zangados da vida que só sabem criticar a juventude, ponham os olhos nesta miúda. A título de curiosidade, o salário mensal da nossa nova adida de imprensa da embaixada de Londres daria para pagar as progressões de 193 técnicos superiores de 2ª classe, de 290 Técnicos de 2ª classe ou de 290 Assistentes Administrativos. O mesmo salário daria para pagar os salários de, respectivamente, 7, 10 e 14 jovens como a Maria, das categorias acima mencionadas, que poderiam muito bem despedir-se, por força de imperativos orçamentais. Estes jovens sem berço, que ao contrário da Maria tiveram que submeter-se a concurso, também ao contrário da Maria já estão habituados a ganhar pouco e devem habituar-se a ser competitivos. A nossa Maria merece. Também a título de exemplo, seriam necessários os descontos de IRS de 92 portugueses com um salário de 500 Euros a descontar à taxa de 20%.

Novamente, a nossa Maria merece."

Sem comentários: