quarta-feira, 23 de setembro de 2009

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Discurso Sessão de Abertura do Ano Lectivo

Sr. Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Senhor Professor Fernando Seara,
Sr. Vereador da Educação, Dr. Luís Patrício,
Senhora Drª Cátia Gonçalves, representante da DREL
Senhor Representante daa Associações de Pais do Concelho de Sintra,
Senhores Professores,
Minhas senhoras e meus senhores:


É para mim muito gratificante - enquanto Presidente da Associação de Professores de Sintra e enquanto PROFESSOR - que a APS esteja associada a este evento em boa hora - e anualmente - promovido pela Câmara Municipal de Sintra com a colaboração da Associação de Professores de Sintra.


É a primeira vez que participo neste evento como presidente da APS e é com muito prazer que revejo nesta sala algumas das pessoas com as quais partilhei muitos anos da minha actividade como professor nas escolas deste Concelho.


O elevado número de pessoas presentes nesta sala tem muitos significados:


Por um lado, representa a importância desta iniciativa que visa homenagear aqueles que dedicaram uma vida de trabalho às Escolas deste Município;


Por outro lado, demonstra um dos efeitos mais perversos dos tempos conturbados que estamos a viver na Educação em Portugal: muitos profissionais experientes estão a abandonar o sistema - por vezes precocemente e com prejuízo pessoal - levando com eles uma experiência e um saber acumulado que são ainda mais preciosos quanto consideramos a crise global - também de valores - em que Portugal e o mundo se encontram mergulhados.


A continuar este movimento, dentro de poucos anos desaparecerá da Escola Portuguesa a memória dos 30 anos depois do 25 de Abril. E nesses anos fizeram-se muitas coisas, e coisas muito interessantes que é importante registar e passar às gerações seguintes.


Enquanto Pai, Munícipe de Sintra, Professor e Presidente da APS, quero deixar-vos aqui duas palavras:


A primeira é a palavra OBRIGADO


OBRIGADO por terem dedicado os longos anos de toda uma carreira profissional à educação dos jovens - e menos jovens


OBRIGADO por assim terem contribuído para a construção do país democrático que somos hoje e do qual temos muitas razões para nos orgulharmos


A segunda palavra que vos quero deixar é FELICIDADES


FELICIDADES para esta nova fase das vossas vidas que estais agora a iniciar


FELICIDADES para tudo o que elegerem para dedicar a liberdade que acabaram de conquistar: as vossas famílias e amigos, os vossos hobbies.


Mas não posso deixar de aproveitar o ensejo de me estar a dirigir a vós para vos fazer um repto - e este repto está relacionado com o que referi atrás:


Estamos a viver uma altura em que o Poder Local foi chamado a desempenhar tarefas de maior responsabilidade nos Estabelecimentos de Ensino Formal. Confesso-vos que acredito que este facto vai contribuir decisivamente para devolver ao Sistema Educativo alguma da humanização que foi perdida na vertigem da introdução de tanta mudança.


Estamos também a viver tempos de fortalecimento do movimento associativo e de emergência de novas formas de participação cidadã - como é o caso do VOLUNTARIADO.


Peço-vos por isso que considerem dedicar parte do vosso tempo e da vossa energia à partilha do que acumularam ao longo da vossa vida profissional com as nossas crianças, com os nossos colegas. Serão benvindos na nossa - na vossa APS - mas certamente também o serão em muitas outras instituições dedicadas à aprendizagem formal e informal por este Concelho fora.


Posso dizer-vos que presentemente desenvolvo a actividade de Coordenador Educativo de um Centro Ciência Viva - o Centro Ciência Viva da Amadora - e que a Área Educativa deste Centro conta com a participação entusiasmada de mais de uma dezena de voluntários de todas as idades. A dádiva da sua colaboração enriquece as actividades do Centro e a vivência no Centro enriquece as vidas destas pessoas.


Como sabem, a Associação de Professores de Sintra é uma entidade que visa promover em todas as suas dimensões o desenvolvimento profissional - e pessoal - dos seus associados – maioritariamente professores e educadores que vivem ou desenvolvem a sua actividade profissional neste Concelho.


As suas duas décadas de vida, a vibrante actividade do seu Centro de Formação, a participação activa em projectos Nacionais e Internacionais – incluindo a única Coordenação portuguesa de um projecto Comenius 2.1 entre 2005 e 2008 - a sua acção editorial de obras culturais e da área educacional e os seus quase mil e oitocentos associados falam por si.


A diversidade das actividades que promovemos dá-me a certeza de que o vosso contributo nos pode enriquecer a todos.


Muito Obrigado e Boas Noites.